Buscar
  • Diego Dornelles

O que é Persona e para que serve?

Esse termo tem se tornado popular ultimamente, mas muita gente ainda tem dúvida sobre a sua definição e utilidade.


Definição

Persona é uma representação fictícia do seu cliente ideal, baseado em fatos reais.

É como se você criasse um personagem do seu consumidor, utilizando informações demográficas e comportamentais sobre o mesmo. Esse personagem não pode ser um cliente isolado. Ele deve representar um grande grupo que possui características e comportamentos semelhantes.

Uma cafeteria, por exemplo, pode ter cinco personas: pessoas que consomem por que são viciadas em café, pessoas que consomem por serem expert em café, pessoas que utilizam o espaço como coworking e consequentemente consomem café, pessoas que veem o local como espaço para reuniões com amigos após o almoço ou no meio da tarde e pessoas que vão em uma cafeteria para terem o seu momento de leitura, ouvir uma música ou cochilar.

Público-alvo e Personas não são a mesma coisa! Público-alvo é macro, Persona é micro. As Personas tem que estar dentro do seu público-alvo.

Veja esse exemplos de uma empresa que trabalha com produtos orgânicos:

- Público-alvo: homens e mulheres que moram em uma determinada região, acima de 25 anos e que ganham mais que três salários mínimos.

- Personas: pais e mães de recém nascidos / vegetarianos / veganos / pessoas preocupadas com saúde e qualidade de vida / entre outros.


Utilidade

Trata-se de uma ferramenta para conhecer e entender o cliente, uma das principais funções do marketing. Ela ajuda a identificar os principais desafios e objetivos de seus consumidores criando assim um conteúdo mais atrativo para os mesmos, além de identificar os melhores canais para divulgar o seu negócio.


Veja algumas informações que você deve descobrir das suas Personas:

- Idade, estado civil, quantos filhos, profissão e renda mensal.

- Esportes que pratica ou gosta, hobbies e o que representa sucesso na sua vida.

- Hábitos, crenças, estilo de vida, frustrações desafios e objetivos de vida.

- Onde eles buscam informação? Quem os influencia? Quais mídias e redes sociais eles preferem? Quais tecnologias eles utilizam?


Ferramentas

Existem alguns sites gratuitos que ajudam você a criar uma persona. São eles:

- O Fantástico Gerador de Personas, da Resultados Digitais e Rock Content.

- Criador de Personas, da Catarinas Design e Contentools.


Mão na massa!

Bom trabalho!

2 visualizações
Cadastre seu e-mail
para receber novidades

2019 por Diego Dornelles